31/03/2023 às 15:11 Casamentos/wedding

Como planejar e organizar um casamento

699
13min de leitura

Vivo contando histórias e a próxima história que irei contar pode ser a sua. Luz Júnior - "Fotógrafo de casamento".

O que faz um casamento ser tão especial?

Sou Luz Júnior, Fotógrafo Brasileiro de Casamentos e com este material lhe ajudarei a dar vida ao tão sonhado casamento.

Respondendo a pergunta inicial, é o amor do casal e as pessoas que participam do momento, que o tornam mais que especial, e não os detalhes luxuosos.

Se você chegou até aqui é porque busca respostas sobre “como planejar seu casamento”, planejar o casamento de alguém, enfim, busca informações sobre tudo que envolve um evento de matrimônio. Sejam bem-vindos e desejo sucesso em sua festa.

Precisamos saber por onde iniciar a preparação de um casamento. Para casar certamente alguém foi pedido em namoro, em seguida rolou um pedido emocionante de casamento e nessa altura percebemos que, o noivado é o ponto de partida para o sonhado casamento. Não há um tempo definido que anteceda o casamento, mas geralmente os noivos começam a planejar com 1 ano de antecedência. Confesso que me deparei com poucos casais que tiraram todo esse tempo para planejar, mas, quanto antes, maior a chance de tudo ocorrer como planejado.

Com o casamento, muitas mudanças ocorrerão na vida do casal e o tempo de planejamento do evento do casamento é um misto com o preparo financeiro e emocional de todos os envolvidos.

Tendo o noivado como ponto de partida, os preparativos para um jantar podem ser organizados, momento em que os pais e familiares são convidados a participarem de toda a organização. Essa união, capitaneada pela distribuição de tarefas por habilidades individuais, facilitará tudo relacionado aos preparativos do casamento.

O casamento é uma união de famílias, de sonhos principalmente o compartilhamento e realização de projetos. Conte a todos sobre a vontade de organizar uma festa, se preciso for, peça ajuda financeira, e principalmente apoio.

Para que tudo saia como desejado, inicie o planejamento e aqui vai uma dica muito importante. Anote tudo que vier em mente, respondendo perguntas como: O que fazer? Quando fazer? Onde fazer? O que precisa? O que já tem disponível do que precisa? Como fazer? Quem fará o que? Quanto custa? Com planejamento os resultados serão surpreendentes, garantindo economia e os melhores profissionais ou pessoas mais indicadas para fazer cada ação.

Tranquilize-se! Você pode contar com o apoio de um profissional pra te ajudar nessa etapa tão importante que é o planejamento/organização.

Se você nunca casou, provavelmente será muito mais difícil organizar sua festa, porém não é impossível. Contratar profissionais experientes para lhe ajudar, cerimonialista/planejadora é uma das opções mais eficientes com resultados muito mais satisfatórios.

A cerimonialista te indicará os melhores profissionais, os mais renomados fornecedores dentro do seu orçamento disponível, inclusive poderá te alertar sobre fornecedores de baixa reputação no mercado.

Ao longo dos anos fotografando, eu aprendi a reconhecer e valorizar a importância do trabalho das cerimonialistas, principalmente pela tranquilidade dos noivos e satisfação dos convidados e de todos os familiares. Algo que também me chama muito a atenção, é a importância do trabalho delas na otimização do tempo e garantia de diversão a todos.

O orçamento e sua importância

Há inúmeros fatores que interferem na saúde do relacionamento, e a falta de controle sobre as finanças tem inclusive causado separações de casais. Ninguém quer entrar em um casamento com dívidas incontroláveis, não é verdade.

Dessa forma, repriso sobre a importância da participação dos pais, do dialogo com a família para o estabelecimento de uma estimativa de gastos, dentro das condições e padrões financeiros.

Sonhe alto, mas gaste com os pés no chão.

Recomendo que pesquise como economizar na festa de casamento, que não deixe para a última hora, mas que mantenha a calma e não saia comprando tudo antecipadamente e que não abra mão do bom gosto para que seja perfeita sua festa de casamento.

Defina o quanto antes e se necessário, enxugue a lista de convidados, pois será decisiva na hora das contratações, da escolha do local e está diretamente ligada aos custos com os alimento e bebidas oferecidos durante o evento.

Uma dica bem pessoal; seu casamento é um momento único, intimo e que merece ser prestigiado pelas pessoas que você se importa e estima.

A lista é importante, pois o número de convidados pode limitar os locais que você pode fechar, aumentar consideravelmente seus custos com alimentação, bebidas, doces, lembranças, etc.

Quais são as primeiras contratações que deverão ser feitas? 

Dentre as diversas contratações que são feitas para um casamento, algumas prioridades deverão ser elencadas, dentre elas fornecedores, prestadores de serviços e os mais variados produtos.

Para isso, defina o estilo do seu casamento: Se vai ser religioso servido buffet em seguida? Será num campo ao entardecer? Será na praia? São muitas as possibilidades.

Essa escolha definirá a real demanda para a organização, transporte, locações e fornecedores.

Não se esquecer que algumas igrejas são agendadas as datas até com anos de antecedência. Se antecipe para não perder a disponibilidade das datas. Lembrar também que os locais na praia são geralmente muito disputados, feche rapidamente.

Se decidirem realizar o casamento junto com a lua de “Lua de Mel”, em outra cidade ou país, pesquise a melhor época em relação ao clima, se estará em alta ou baixa temporada, os custos, etc. 

Tendo definido claramente a data, local, os convidados o estilo, vá para as outras principais contratações respectivamente.

Fotógrafo e equipe de vídeo

Sabendo da importância da fotografia e filmagem do seu casamento, se você gosta de um determinado fotógrafo, se apresse em contratá-lo. O fotógrafo é um artista e seu estilo é único. No meu caso e no da maioria dos fotógrafos, atendemos um único evento por dia. Diferente por exemplo; os fornecedores de bolo, decoração.

Quero também aproveitar este artigo para lhe convidar a visitar meu site e conhecer meu trabalho. De repente estarei contado um caso de sucesso da história do seu casamento nos próximos artigos.

Músicos

Certamente você se recorda de um casamento de algum amigo ou familiar em que uma banda ou DJ animava a festa. Como no meu caso também são artistas e fazem evento único no dia. Corra, e os contrate também o quanto antes.

Mestre de Cerimônia

Que tal uma pessoa especial, que conhece a história do casal, que fale com clareza e que não faça seus convidados bocejarem? Essa pessoa também pode ser única e você não pode correr o risco de convidá-la com antecedência.

Maquiadora, cabeleireira, barbeiro...

Estão aí outros profissionais que também são únicos. Se você gosta do estilo, do corte, do penteado, do conforto do local, profissionalismo, enfim. São pessoas com agendas muito disputadas. Na região central de Rondônia, posso indicar profissionais renomados na área de beleza.

Citei as contratações prioritárias, ou seja, profissionais únicos que não podem fazer outros eventos além do seu no mesmo dia. Agora irei falar dos demais contratos, que, por serem caros, é recomendado fechar logo para ter mais facilidades nas negociações, condições de pagamento, etc.

Decoração, Estrutura e Iluminação do Casamento

O tamanho do local que você escolheu será importante para a definição da decoração, estruturas e iluminação e isso terá influência nos custos.

A decoração é responsável pela ambientação, embelezamento e aconchego para o casal e seus convidados, é de tamanha importância e merece atenção.

Visite os decoradores que tem os estilos que você mais se identifica. Isso lhes economizará tempo.

Faça pesquisas na internet buscando inspiração para combinação de cores que deseja usar, salve o mostre a seu possível decorador. Se ele comprar sua ideia, lhe prestar bom atendimento e ter as melhores referências, feche o contrato.

Não deixe de discutir com ele também sobre a estruturas necessárias, a iluminação do ambiente e os materiais utilizados.

Vale lembrar e a iluminação é que dará vida à sua decoração e ao ambiente e que, uma estrutura malfeita pode causar acidentes e estragar seu dia.

Peça pra evitar luzes coloridas na direção do casal e do celebrante, pois poderá manchar a pele impossibilitando o retoque durante as edições fotográficas.

Alimentos e bebidas

Comida de qualidade e bebidas em temperaturas ideais para consumo irão deixar seus convidados felizes e satisfeitos.

O que e como serão servidos vai depender do seu orçamento disponível e do seu gosto. Desta forma, o importante é servir o melhor que você puder, ainda que reduza as opções do cardápio, sem dar por exemplo; opções para convidados vegetarianos ou com alguma intolerância alimentar.

Bebidas alcoólicas na maioria das vezes precisam ser compradas pelos noivos. Observe as ofertas e vá comprando aos poucos, talvez até encontre para bebidas que sobraram de outras festas para comprar.

Se for oferecer coquetéis, contrate profissionais especializados no assunto, observando as variações de preços de acordo com a qualidade das bebidas, serviços extras e quantidade de barmans.

Bolos e Doces

Pesquise as variações de estilos de bolos e doces e, busque referência na sua região sobre as empresas ou profissionais a serem contratados. São geralmente profissionais ou empresas diferentes.

Daminhas, Pajens e Padrinhos 

Defina se terá padrinhos, damas de honra, floristas, pajens, em fim. Se tiver, vá convidando essas pessoas. Dê preferência em convidá-los pessoalmente ou pelo menos por telefone. Evite enviar SMS ou mensagem pelo WhatsApp.

Esses convidados especiais necessitarão de tempo maior para se programarem e merece atenção especial por parte do casal.

Esclareça que eles terão que se dedicar um pouco mais a vocês. Que chegarão mais cedo; que terão que usar uma roupa um pouco mais especial; ou ainda em uma cor específica; que terão que formar uma fila para tirarem fotos com o fotógrafo do seu casamento.

É recomendável que ofereça a roupa para as daminhas, pajens, porta aliança, florista e que não repasse o custo aos pais das crianças.

Vestido de noiva e traje do noivo

Não deixe para a última hora a escolha do vestido da noiva, principalmente se for confeccionado exclusivamente para ela.

O vestido é peça especial que compõe o sonho de uso neste tão esperado dia.

Se a noiva pretende perder peso até o dia do casamento, não deixe de fazer os ajustes necessários ou até mesmo troque de vestido se não se sentir bem e confortável.

Prove o vestido quantas vezes for necessário antes de bater o martelo. Escolha o modelo que melhor se adeque e valorize suas qualidades físicas, escondendo possíveis imperfeições.

O noivo deve se atentar e buscar as novas tendências de roupas, para evitar usar por exemplo; algo extremamente formal em uma cerimônia mais descolada, ou o inverso.

Atente-se para o tamanho, evitando algo muito grande ou até mesmo apertado. Escolha o modelo que realmente lhe vestir bem.

Cuidados pessoais antes e depois do casamento

Os momentos que antecedem o evento são geralmente de muita ansiedade. Por isso, durma bem, hidratem-se, alimentem-se bem e fuja. Não deixe de se alimentar e beber água durante e depois da festa.

Diversos

Se estiver com folga no orçamento, compre lembrancinhas para convidados, placas divertidas e acessórios relativos a casamentos e festas.

Previna-se de possíveis quedas de energia

Não é comum ocorrer apagões, mas principalmente se o casamento for ocorrer a noite, pense em contratar um gerador, pegar emprestado, ou num plano B para não se casar no escuro. Um gerador portátil pode dar suporte tanto na igreja quanto no local da festa.

Se atentar para a capacidade de utilização de luzes som e outras fontes de consumo de energia.

Casamento no civil

O casamento pode ser feito anteriormente no cartório, até com meses de antecedência, caso queira.

Os documentos necessários para casamento civil são: Identidade e Certidão de Nascimento do Casal, se ambos forem solteiros;

Se houver divorciados, apresentar Cédula de Identidade e Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio.

Em caso de viúvos, devem ser apresentados cédula de identidade de ambos os noivos; certidão do primeiro casamento; certidão de óbito do cônjuge falecido.

Making of / Dia da Noiva

É um momento que também merece planejamento e boa escolha do local.

A possibilidade de a família estar presente durante a sua preparação para o casamento deixará suas fotos com ainda mais valor. Considerar também a possibilidade de as madrinhas estarem presentes no local escolhido por pelo menos 20 a 30 minutos.

Transporte dos noivos

Outro detalhe importante que não pode deixar de ser planejado, principalmente se envolver aluguel de veículo e ou contratação de motorista.

O carro pode ser do casal, algum familiar ou quem sabe um carro antigo bem bacana.

Presentes

Algumas lojas físicas ou virtuais aceitam listas de presentes. A dica aqui é que tente deixar a lista em um único local, para facilitar para o casal e os convidados.

Há na internet vários sites onde você cria uma página para seu casamento publicando sua lista.

Verificar se o site é idôneo. Isso poderá ser feito através do RECLAMEAQUI.

Chá de panela

Tá aí uma grande oportunidade para uma confraternização com os amigos sem abrir mão das brincadeiras que eu particularmente acho o máximo

Lua de mel planejada

Ahaa!! Você não está se esquecendo de planejar a lua de mel, né?

Viajar logo após o casamento deve estar entre os planos, se possível.

Verifique promoções em agências de viagens de sua região ou pesquise valores de hotéis e passagens

Você certamente deseja ter fotos lindas da sua lua de mel, por isso considere a possibilidade de levar seu fotógrafo para registrar um dos dias de sua lua de mel. Vocês com certeza ficarão muito mais à vontade com ele do que com um estranho.

Ensaio fotográfico pré-casamento

Com a rotina dos preparativos do casamento em vista é muito importante um momento como este para o casal. Momento de se namorar como nos velhos tempos, trocar olhares e carinhos.

Não pense que deve ser feito apenas por estar se casando, mas sim para um futuro bem próximo onde as imagens serão compartilhadas com seus filhos.

É também uma oportunidade para conhecer melhor seu fotógrafo e garantir que fiquem ainda mais à vontade no dia do casamento.

É ideal que seja feito com pelo menos 1 mês de antecedência do casamento para que tenha tempo suficiente para usar as imagens na decoração.

Confirmação dos serviços contratados

Não deixe de confirmar todos os serviços contratados, com uma ou duas semanas de antecedência. Caso tenha contratado uma cerimonialista, é sempre bom pedir a ela para fazer todas as confirmações e revisões necessárias.

Escrevam votos um ao outro 

Que já viu sabe o quão emocionante, divertido e inesquecível é o momento em que os noivos fazem seus votos.

Comecem com um rascunho e passe a limpo em um caderninho personalizado para ficar ainda mais perfeito nas fotos.

Isso lhe garantirá fotos mais espontâneas durante a cerimônia

Dicas finais

Reserve um dinheiro extra e deixe com sua cerimonialista ou alguém responsável para qualquer emergência de última hora, de forma que não interrompa o casal durante a festa.

O valor pode ser usado para compra de bebidas, pagamento de horas extras caso queira prolongar a festa.

É bom lembrar que a decisão de estender a festa pode elevar muito os custos.

Conclusão

Ual! Você chegou até aqui..

Agora tenho certeza de que sua leitura foi agradável e esclarecedora. Espero que te norteie na execução desse projeto tão maravilhoso que é a festa de casamento.

Com base ao exposto, o planejamento e organização de um casamento não é fácil, mas com alguns passos simples é possível fazer algo grandioso, satisfatório e inesquecível.

Te convido a se cadastrar em meu site para receber outas dicas.

Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas sejam ajudadas. Deixe abaixo também seu comentário.

Fica aqui o meu desejo felicidades e de sucesso em cada escolha.

Até a próxima!

Luz Júnior

FOTÓGRAFO BRASILEIRO DE CASAMENTOS.

Perguntas frequentes

Quando devo começar a planejar meu casamento?

  • É recomendável começar a planejar o casamento com pelo menos um ano de antecedência. Isso permitirá que você tenha tempo suficiente para pesquisar, fazer reservas e resolver quaisquer problemas que possam surgir.

Como determinar meu orçamento de casamento?

  • Antes de começar a planejar, você deve decidir quanto dinheiro está disposto a gastar em seu casamento. É importante ser realista e levar em consideração todas as despesas, incluindo roupas, decoração, comida, bebida, fotografia e música.

Como escolher a data do casamento?

  • Escolher um dado pode depender de fatores como a disponibilidade do local, a época do ano ou um dia significativo para o casal. Além disso, verifique as condições climáticas e considere a agenda dos seus convidados.

Como selecionar o local do casamento?

  • É importante escolher um local que se adapte ao seu orçamento e ao estilo de casamento que você deseja ter. Considere o tamanho do local, o número de convidados, como comodidades e localização.

Como escolher a decoração do casamento?

  • A decoração deve refletir o estilo do casamento e a personalidade do casal. Procure em revistas, blogs de casamento ou Pinterest. Considere também contratar um decorador profissional.

Como escolher o vestido de noiva?

  • O vestido de noiva deve ser escolhido levando em consideração o estilo pessoal da noiva e o tipo de casamento. Agende uma consulta em uma loja especializada em noivas e experimente diferentes estilos para encontrar o que melhor se adapta ao seu corpo.

Como escolher o cardápio do casamento?

  • A escolha do cardápio dependerá do orçamento, do horário do casamento e das refeições alimentares dos convidados. Considere oferecer uma variedade de opções, incluindo pratos vegetarianos e veganos.

Como escolher as músicas do casamento?

  • As músicas escolhidas devem refletir a personalidade do casal e o estilo de casamento. Considere contratar um DJ ou uma banda ao vivo para garantir uma boa seleção musical.

Como preparar a lista de convidados?

  • Prepare a lista de convidados com antecipação e incluindo apenas aqueles que você deseja que estejam presentes no seu grande dia. Leve em consideração o tamanho do local e o orçamento.

Como lidar com o estresse do planejamento do casamento?

  • O planejamento do casamento pode ser estressante, por isso é importante definir prioridades, delegar tarefas e reservar um tempo para relaxar. Considere contratar um organizador de casamentos para ajudar a aliviar o estresse e tornar o processo mais suave.



31 Mar 2023

Como planejar e organizar um casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento fotógrafo luz júnior organizar planejamento planejar rondônia wedding

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp